Acesse no site: www.viverpilatesbh.com
Marque já uma aula experimental gratuita de Pilates!
Alunos iniciantes ganham o condicionamento físico em esteira 2x/ semana (30 minutos).

domingo, 27 de maio de 2012

Sete dicas para potencializar a sua caminhada


A caminhada é o nosso meio de locomoção mais básico, mas os hábitos modernos nos afastaram dessa atividade tão natural. Pesquisas indicam que quem caminha com regularidade colhe benefícios para a saúde e para a estética.
Para ver esses resultados, não basta deixar o exercício para o fim de semana ou fazer um passeio – é preciso encará-la como uma atividade física. Veja abaixo uma lista de sete métodos eficazes para você transformar a sua caminhada em um treino que fortalece os músculos e promove condicionamento físico.



Mantenha a frequência
Fazer caminhadas de 30 minutos, três vezes por semana, é suficiente para trazer benefícios à saúde e à estética. Menos que isso, provavelmente, não trará bons resultados. Para os que já treinam há algum tempo, vale aumentar o tempo, a frequência ou o ritmo da caminhada, sempre observando a resposta do seu corpo ao novo estímulo. Cada pessoa tem seu próprio condicionamento físico e, por isso, o ritmo e a frequência do exercício devem ser estabelecidos individualmente. Uma pessoa sedentária pode ter resultados prejudiciais se praticar além do que o seu corpo é capaz de suportar, enquanto alguém altamente condicionado não teria efeitos positivos se praticasse poucas vezes.
Solo irregular
Caminhar em pistas irregulares recruta músculos que não seriam solicitados ao andar em um terreno liso. Entretanto, é necessário redobrar o cuidado com essa atividade física, já que ficar desatento ou caminhar em locais sem iluminação adequada aumenta as chances de torções, quedas e lesões.
Também é importante escolher o tênis correto. “O calçado de caminhada não é exatamente o mesmo de corrida”, afirmam especialistas em esporte. A melhor maneira de evitar contusões é recorrer ao treinador ou fisioterapeuta ou informar-se na loja especializada qual é a finalidade do calçado que pretende comprar.
Use um relógio ou um podômetro
Pessoas que praticam atividade física em ruas ou parques não têm as informações que uma esteira, por exemplo, disponibiliza, como velocidade, distância percorrida e tempo. O podômetro, ou contador de passos, pode ser uma ajuda e tanto para ter um parâmetro de distância. O uso de um relógio e a manutenção de um percurso constante e conhecido também pode fazer essa função.
Pista inclinada
Andar em terrenos inclinados pode intensificar o fortalecimento muscular e ainda melhorar a capacidade aeróbica. Uma boa dica é iniciar a atividade em ladeira de curta distância e baixa inclinação e aumentar aos poucos, uma ou duas vezes por semana. Porém, respeite o seu condicionamento cardiorrespiratório.
Intercale com escadas
Intercalar as passadas com escadas aumenta o fortalecimento, uma vez que o exercício recruta mais músculos. Os cuidados também são os mesmos: tome cuidado com o cansaço excessivo, a resposta do seu corpo, o solo e a iluminação.
Intercale com corrida
Caminhar e correr são dois nomes diferentes para uma mesma atividade: deslocar o corpo com os membros inferiores. Uma é feita de forma suave e a outra é feita de maneira intensa. Em algum momento, portanto, a pessoa deixará de caminhar e passará a correr. Ao atingir este condicionamento, aumente a intensidade e passe a trotar ou correr. Comece a intercalar a corrida com a caminhada para, em seguida, passar a só correr, respeitando sempre o seu condicionamento físico.
Coloque metas
Abrace desafios de caminhada, como passeios ou até viagens caminhando. Isso aumenta o empenho, faz com que o treino tenha mais foco e objetivo e você ainda ganha condicionamento físico. Sem contar o prazer que essa atividade passará a proporcionar. Ao encarar a caminhada como uma forma de diversão e um tempo livre para você, ela passa a ter benefícios que vão além da saúde física e estética – como a sensação de bem-estar.

A Viver Pilates oferece um plano de condicionamento físico na esteira 
acompanhado por um fisioterapeuta.
Comece já a praticar exercícios e mantenha uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário