Acesse no site: www.viverpilatesbh.com
Marque já uma aula experimental gratuita de Pilates!
Alunos iniciantes ganham o condicionamento físico em esteira 2x/ semana (30 minutos).

domingo, 22 de julho de 2012

Pilates como tratamento para Artrite Reumatoide


Muito confundida com a artrose, porém diferente, a artrite reumatoide é uma doença autoimune que se caracteriza pela inflamação das articulações, e em alguns casos, também das estruturas vizinhas e com comprometimento do estado geral do paciente. A intensidade da doença varia de acordo com as características genética do indivíduo, já que a doenças está relacionada com o sistema imunológico. Sua causa ainda não foi comprovada, embora existam hipóteses. Sabe-se que em determinadas situações, a artrite pode ter origem em outras doenças, por isso é fundamental que esta seja diagnosticada.
Afeta mais as mulheres, normalmente entre os 30 e 50 anos. Entretanto, existe uma variante desta doença, a artrite reumatoide juvenil, cujas primeiras manifestações aparecem antes dos 16 anos, mas a frequência é menor do que nos adultos.
As articulações mais afetadas são as do punhodedos e tornozelos, porém, todas as articulações podem ser atingidas, normalmente de forma simétrica. Nos indivíduos que possuem artrite reumatoide, é comum se dar a rigidez matinal, importante dificuldade para movimentar as articulações. Embora a inflamação se limite à membrana articular, a articulação aparece inchada e vermelha. À medida que o processo inflamatório avança, ocorrem deformações na região afetada com possibilidade de tornar a estrutura inválida. Com isso, há a probabilidade do surgimento de nódulos que invadem e destroem a cartilagem, podendo afetar outros órgãos como o coração, o fígado, os pulmões, os rins, as artérias e o sistema nervoso periférico. Nestes casos, existem sintomas diferenciados, de acordo com o órgão.
O principal sintoma é a dor, proporcional ao grau de inflamação. A princípio, se dá com os movimentos ou pressão sobre a articulação afetada, com a progressão da doença, a dor se manifesta em repouso e acompanhada de atrofia muscular. Ainda, pode ocorrer febre, perda de apetite e de peso. Para a artrite, infelizmente, não existem formas de prevenção.
Vale ressaltar que qualquer pessoa que se submete a determinados esforços mais intensos ou traumáticos, pode desenvolver um quadro inflamatório da articulação que, na fase aguda, denomina-se artrite.

exercício físico continua sendo importante também a esses indivíduos, porém, é necessário o equilíbrio entre a prática do mesmo e o descanso. Quando os sintomas estiverem intensos, diminua a intensidade e descanse, mas não pare. É importante que as articulações sejam estimuladas para a produção do líquido sinovial, um tipo de “graxa”, que ameniza o atrito.
Com o Pilates, é possível dar continuidade a uma gama de exercícios com segurança e com efetividade. Neste período de pico dos sintomas, o programa da aula é direcionado principalmente à mobilização das articulações, mantendo os cuidados apropriados para evitar o cansaço e sobrecarga, assim evitando que os sintomas se intensifiquem. Quando as crises passarem, as dores e os inchaços diminuírem, as prescrições dos exercícios de Pilates podem progredir aos poucos, sem exageros, com a possibilidade de enfocar também nesse momento, o equilíbrio muscular através da força e flexibilidade dos músculos debilitados de forma que as articulações sejam preservadas. Além disso, o Pilates proporcionará uma grande consciência corporal ao indivíduo, que somado às capacidades físicas potencializadas em uma estrutura corporal equilibrada, resultará em um padrão de movimento mais eficiente e econômico, haverá então menos gasto de energia e as articulações estarão mais protegidas nas atividades da vida diária.
É importante que o profissional e o próprio portador da artrite reumatoide preste muita atenção ao jeito e sensações dos movimentos, facilitando assim a adaptação ao programa de exercícios. Fazer compressas de água quente durante os períodos de crise pode proteger as articulações de um dano adicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário