Acesse no site: www.viverpilatesbh.com
Marque já uma aula experimental gratuita de Pilates!
Alunos iniciantes ganham o condicionamento físico em esteira 2x/ semana (30 minutos).

sábado, 11 de agosto de 2012

Benefícios do Pilates na Escoliose


A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral em forma de “C” ou “S”. Entretanto, existem outros desvios da coluna que podem estar associados, como a rotação vertebral, cifose torácica e lordose lombar e/ou cervical. Esta deformidade pode ser causada por inúmeras doenças e é  analisada quanto a sua flexibilidade, dividindo-se em não-estruturais ou corrigíveis com a eliminação da causa, e estruturais ou permanentes.
É comum as crianças desenvolverem algum tipo de desvio na coluna, porém, dores são mais comuns na fase adulta, principalmente se não forem adotados hábitos e tratamentos adequados. Mudar os hábitos e incluir exercícios físicos entre as atividades de rotina ajudam a amenizar esse problema e evitar dores.

Veja abaixo alguns problemas posturais:
-Praticante que trabalha em frente ao computador;

-Quando o praticante permanece por horas no trânsito, com o banco ajustado inadequadamente para uma postura correta;
-Quem suporta muito peso nas costas (em bolsas ou mochilas cheias).


Esses, definitivamente, são hábitos que podem agravar ou proporcionar o desenvolvimento da escoliose. 
Por tanto se você se encaixa em um dos perfis acima citados, procure mudar sua rotina postural.

Exercícios que estimulam, igualmente, os dois lados do corpo auxiliam no tratamento e na prevenção da escoliose, especialmente o Pilates. O método trabalha o corpo de uma forma global, enfatizando os princípios básicos, dentre eles: respiração, posicionamento da pelve, posicionamento da caixa torácica, movimentação e estabilização da cintura escapular e posicionamento da cabeça e coluna cervical. Esses princípios associados ao fortalecimento e alongamento muscular proporcionados pelo método, ajudam o praticante a se conscientizar da sua postura e a adotar posturas mais adequadas no seu dia-a-dia, aliviando dores nas costas e amenizando o desvio da escoliose.

Dicas importantes para quem tem escoliose:

-Atenção na postura em que você fica durante o seu trabalho. Se você permanece sentado, mantenha sua postura alinhada e de forma que não tencione os músculos, principalmente, cervicais e lombares;
-Tenha cuidado ao carregar peso. Levante-o da forma correta, e tente carregá-lo dividindo o peso entre os lados, caso isso não seja possível reveze entre os ombros e/ou braços;
-Use calçados adequados no seu dia a dia e quando for realizar alguma atividade física use obrigatoriamente tênis;
-Sempre respeite as limitações do seu corpo, principalmente em caso de dores;
-Pratique atividade física e siga a orientação de um profissional qualificado. Não tente fazer um treino ou tratamento sozinho, isso poderá ser muito prejudicial ao seu bem estar e saúde física do seu corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário