Acesse no site: www.viverpilatesbh.com
Marque já uma aula experimental gratuita de Pilates!
Alunos iniciantes ganham o condicionamento físico em esteira 2x/ semana (30 minutos).

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Crianças em idade escolar têm problemas de coluna


A coluna vertebral é formada por uma série de vértebras dispostas uma sobre a outra que, quando saudáveis, trabalham em harmonia. Ela é considerada um suporte para a cabeça e o tronco. Mas podem ocorrer desvios nesse suporte ao longo da vida, o que chamamos de escoliose. Esse tipo de problema é muito comum na fase escolar, causado principalmente pela sobrecarga de peso na mochila das crianças.

O que acontece

A postura ideal da coluna acontece quando há um bom equilíbrio ortostático, com menos estresse e tensão nas articulações. Os desvios posturais são comuns nos dias atuais devido a agentes estressores e externos do cotidiano. Em uma postura normal, a coluna vertebral em vista posterior se apresenta em linha reta. Quando há um desvio lateral, ou seja, a escoliose, a coluna assume o formato de “C” ou “S”.

Nos adultos, 80% dos problemas posturais têm início na infância, sendo confirmados na adolescência, devido aos maus hábitos do cotidiano durante o período escolar. Nessa fase, as crianças cumprem uma rotina diária de transporte do material didático, e a mochila é uma forma prática e a mais utilizada para este fim. A carga da mochila, quando superior à capacidade de sustentação dos musculares da criança, causa sobrecarga na coluna vertebral, podendo ocasionar alterações posturais graves, dor ou disfunção.
A lei nº 10.759/98 determina que o peso de mochilas, pastas e similares não deve ultrapassar 5% do peso de crianças da pré-escola e 10% do peso do aluno do ensino fundamental, percentual indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Baseado na prevalência de escoliose, um estudo foi feito para relacionar o peso da mochila em crianças de 6 a 10 anos em 2012, na Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (Incidência de escoliose com excesso de carga nas mochilas em crianças de 6 a 10 anos).
A literatura tem apresentado conclusões que apontam o método Pilates e outras técnicas terapêuticas como auxiliares na redução dos problemas posturais. Com a prática do Pilates é possível adquirir:

- maior tônus e resistência muscular;
- melhora da flexibilidade (alongamento);
- maior mobilidade em todas as articulações, inclusive a coluna;
- aumento da densidade óssea;
- aumento da força muscular sem hipertrofia exagerada;
- trabalho da musculatura profunda e estabilizadora, especialmente do abdômen;
- melhor alinhamento postural;
- coluna mais saudável e flexível.

Pais fiquem atentos ao peso da mochila dos seus filhos! Incentive-os a praticar uma atividade física o mais cedo possível.

 Texto baseado na Revista Pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário