Acesse no site: www.viverpilatesbh.com
Marque já uma aula experimental gratuita de Pilates!
Alunos iniciantes ganham o condicionamento físico em esteira 2x/ semana (30 minutos).

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Quem tem artrite reumatóide pode fazer Pilates?

Você sabe o que é artrite reumatóide? É uma doença inflamatória crônica, que causa danos progressivos aos ossos e articulações. Ela atinge principalmente dedos, punhos, pés e tornozelos, e suas causas ainda são desconhecidas.
A artrite reumatóide está associada a inchaços anormais nas articulações das mãos e do punho e em três ou mais áreas articulares do corpo, além de nódulos e rigidez do corpo. Se não for tratada adequadamente, a inflamação pode destruir as articulações e traz complicações nos movimentos do dia a dia, aumentando a dependência do paciente para realizar tarefas comuns, como escovar os dentes e abrir portas, por exemplo.
Como em qualquer doença articular, os exercícios físicos são muito importantes no tratamento da artrite reumatóide. De acordo com a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, a prática de atividades pode melhorar a aptidão aeróbia (oxigenação do corpo), a força muscular, a mobilidade articular, a aptidão motora e até o humor. E isso não piora a inflamação.
O pilates é uma ótima opção para esse tipo de paciente, pois aumenta a força no centro do corpo, melhora o equilíbrio, previne as dores e ajuda na melhora dos movimentos diários, pois trabalha a coordenação. Além disso, os exercícios melhoram a mobilidade e diminuem o impacto nas articulações. Com a consciência corporal do Pilates os movimentos do dia a dia se tornam mais eficientes.
As aulas são focadas nos exercícios de alongamento e alinhamento do corpo e devem ter períodos de repouso. Com acompanhamento adequado de um professor especializado é possível que o instrutor e o próprio aluno identifiquem as melhores posições para os exercícios, evitando complicações futuras e facilitando a mudança de repertório. A dica é se movimentar e mobilizar as articulações.
Viu só? Movimente-se! Você pode!

Nenhum comentário:

Postar um comentário