Além de queimar gordura e aumentar a resistência, correr traz benefícios que você não enxerga e se espalham por todo o corpo. Confira essa atividade física age dentro de você:
Cérebro: depois do exercício, produz e libera endorfina, um neurotransmissor que proporciona sensação de bem-estar. Essa droga natural também contribui para o aumento da disposição e da tolerância ao esforço físico, o alívio de dores e stress e a melhora do sistema imunológico.
Coração: fica mais resistente e eficiente. A corrida melhora o fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o órgão) e estimula a capacidade de contração do músculo cardíaco. Tudo isso afasta o risco de aterosclerose (estreitamento de vasos por placas de gordura) que leva ao infarto.
Pulmões: trabalham com mais eficiência, porque o exercício melhora o desempenho dos músculos envolvidos no processo respiratório (intercostais, abdominais e dorsais) e expande a capacidade da caixa torácica. Respirando mais e melhor, você expulsa o ar residual que fica “preso” nos pulmões de gente sedentária e oxigena todos os tecidos do corpo.
Músculos das penas: correr regularmente aumenta o número e o volume das fibras musculares, que ganham força, resistência e capacidade de contração.
Metabolismo: a prática melhora a captação de glicose pelos músculos, que aproveita esse carboidrato como fonte de energia. Se não for gasta, a glicose é transformada em gordura, que o corpo “estoca” para possíveis necessidades futuras. Sentiu o drama?
Fonte: Revista Boa Forma – Agosto de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário