Acesse no site: www.viverpilatesbh.com
Marque já uma aula experimental gratuita de Pilates!
Alunos iniciantes ganham o condicionamento físico em esteira 2x/ semana (30 minutos).

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Série corrida: Na rua ou na esteira?

           Existem vários prós e outros tantos contras para cada alternativa. Mas, o ideal é alterná-los, a fim de melhorar o desempenho e diminuir o risco de lesões, veja:

Controle

Na rua: É mais difícil controlar o ritmo, a velocidade e a distância percorrida. O ideal é usar sempre um monitor cardíaco, para não extrapolar e garantir uma corrida mais segura.

Na esteira: Basta olhar no painel para acompanhar o ritmo, a velocidade e a distância. Também dá para ajustar a inclinação do terreno, além de criar percursos de acordo com o seu objetivo.

Impacto

Na rua: O asfalto é a superfície de maior risco de lesões. A grama e a areia batida são mais seguras, enquanto a areia fofa é indicada se você quer treinos mais pesados.

Na esteira: O equipamento é melhor para quem está começando a correr, pois a maioria das máquinas tem sistema de redução de impacto.

Movimento

Na rua: É você que se descola à frente. Por isso, correr ao ar livre exige mais força muscular, principalmente de coxas e panturrilhas. Ou seja: o gasto calórico é maior.

Na esteira: Como é o chão que se movimenta, você acaba dando um número maior de passadas – com o tempo, há o risco de ter lesões por esforço repetitivo.

Vento

Na rua: Oferece resistência e deixa a malhação mais pesada. Com isso, proporciona melhor condicionamento físico.

Na esteira: Não interfere, o que deixa a corrida mais confortável. Mas como você fará menos força, vai gastar menos calorias.

Temperatura

Na rua: Correr sob temperaturas muito altas ou baixas demais pode ser incômodo e interferir no rendimento. Também há a possibilidade de os dias chuvosos sabotarem o treino.

Na esteira: Não há risco de o mau tempo comprometer a atividade. O ideal é optar por locais com o ar condicionado e boa ventilação para não sofrer com o calor.

Hidratação

Na rua: Mais difícil. É complicado carregar a garrafinha durante todo o percurso.

Na esteira: Fácil. A garrafa de água fica no suporte do aparelho, sempre à mão.

Fonte: Revista Boa Forma – Julho/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário