Especialista explica os cuidados que devem ser tomados com cada tipo de pele
O rosto é considerado uma das maiores preocupações estéticas, não somente das mulheres, mas dos homens também. A aparência da pele sofre com a influência de diversos fatores como: variação hormonal, alimentação, stress, incidência solar. Além disso, ela também elimina toxinas, regula a temperatura do corpo e distribui oxigênio e nutrientes. Ao contrário do que muitos pensam, as peles não são todas iguais, por isso, deve-se ter um cuidado correto para manter o rosto com um aspecto saudável e jovial.
Segundo a fisioterapeuta Elaine Braga, especialista em dermato-funcional, a importância da limpeza da pele não se resume à remoção de cravos e espinhas. “Ela elimina a sujeira, controla o excesso de oleosidade, proporciona maior permeabilidade cutânea e retira o acúmulo de células, o que favorece a hidratação e, previne o envelhecimento, além de deixar a pele saudável, com aparência mais jovem e limpa”, explica.
A limpeza de pele normalmente segue as seguintes etapas: higienizar, esfoliar, tonificar, emoliência, extração, máscara calmante e filtro solar. O prazo para realizá-la deve obedecer a cada tipo de pele e pode variar de 20 a 60 dias, dependendo de cada caso. “A pele com acne requer maior paciência, persistência e disciplina no tratamento, pois, embora atinjam também adultos, seus alvos prediletos são adolescentes, na fase da puberdade e o tratamento depende da forma da acne, sua intensidade e tipo de pele. A retirada de comedões (cravos) é essencial no controle da acne, pois sua ausência inibe a ação da bactéria”, explica a especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário