Acesse no site: www.viverpilatesbh.com
Marque já uma aula experimental gratuita de Pilates!
Alunos iniciantes ganham o condicionamento físico em esteira 2x/ semana (30 minutos).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Os benefícios do Pilates durante a gestação

Durante a gestação é preciso garantir a saúde do bebê e se possível facilitar o momento do parto. A fisioterapeuta Miriã Amaro, especialista em Pilates, explica que neste período, a gestante requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleça o corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação. “As mudanças que ocorrem não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais e à medida que avança, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem”, afirma.

Segundo a especialista, o Pilates é um programa de exercícios que pode trazer conforto à gravidez e ao parto, se for natural, pois ajuda no fortalecimento do assoalho pélvico, o que proporciona uma melhor sustentação desta região para o peso do feto e prepara o corpo da gestante para as mudanças posturais diminuindo a sobrecarga da coluna. “Grande parte das dores presentes na gravidez são ocasionadas pelo despreparo da musculatura para sustentar o aumento de carga gerado pelo novo tamanho do ventre e dos seios”, esclarece.

Ela explica que o método ajuda a manter o equilíbrio que pode ficar prejudicado devido á instabilidade do quadril que está se preparando para a hora do parto, além disso, melhora a concentração, coordenação, circulação e a capacidade respiratória, que beneficia o bebê com melhor oxigenação, promovendo também flexibilidade e relaxamento para a futura mãe.

          Para as mulheres que já eram adeptas ao Pilates antes da gravidez, a fisioterapeuta alerta que a única diferença está na adaptação dos exercícios para a nova condição feminina, com exceção das gestantes consideradas de risco. Já para aquelas que nunca realizaram a prática, deve começar após o terceiro mês e de uma forma bem suave. “Basta obedecer a um dos conceitos básicos do método, que é o de respeitar os limites e a individualidade de cada pessoa”, afirma.

No período pós-parto, o Pilates também ajuda a mãe a entrar em forma novamente. “Os exercícios tornam mais rápida a recuperação do abdome, da força e da flexibilidade. Além disso, mulheres que tiveram parto normal podem retomar a rotina de exercícios após 30 dias. Já, no caso de cesariana, é preciso aguardar liberação médica”, esclarece a especialista.
Déborah Ribeiro - Assessora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário